Questões de Concursos


1 - Q882274 ( Prova: FUNDATEC - 2018 - AL-RS - Técnico Legislativo / Direito Administrativo / Controle da administração pública;  Controle administrativo, judicial e legislativo;  Tribunais de Contas;  )

Em relação aos órgãos de controle na administração pública, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


 ( ) A Contadoria e Auditoria Geral do Estado (CAGE) é responsável pelo controle interno do Estado e integra a estrutura da Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos do Estado do Rio Grande Sul.

( ) Os sistemas de controle interno têm como uma das suas finalidades comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto à eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial da Administração Pública.

( ) O controle externo, a cargo da Assembleia Legislativa, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE – RS).

( ) Não é competência do TCE – RS a avaliação da eficácia dos sistemas de controle interno dos órgãos e entidades por ele fiscalizados.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:



2 - Q882071 ( Prova: CESPE - 2018 - TCM-BA - Auditor  Estadual  de  Controle  Externo  / Direito Administrativo / Controle da administração pública;  Conceito e Classificação;  Controle administrativo, judicial e legislativo;  )

O controle destinado a investigar a atividade administrativa bem como o resultado alcançado pelo ato praticado de acordo com a conveniência e oportunidade da administração é denominado controle



3 - Q882074 ( Prova: CESPE - 2018 - TCM-BA - Auditor  Estadual  de  Controle  Externo  / Direito Administrativo / Controle da administração pública;  Tribunais de Contas;  )

O controle da administração pública pelos tribunais de contas



4 - Q882075 ( Prova: CESPE - 2018 - TCM-BA - Auditor  Estadual  de  Controle  Externo  / Direito Administrativo / Controle da administração pública;  Conceito e Classificação;  Controle administrativo, judicial e legislativo;  )

No que concerne ao controle administrativo, o meio utilizado para denunciar irregularidades feitas na própria administração é denominado



5 - Q882076 ( Prova: CESPE - 2018 - TCM-BA - Auditor  Estadual  de  Controle  Externo  / Direito Administrativo / Controle da administração pública;  Conceito e Classificação;  Controle administrativo, judicial e legislativo;  )

O controle jurisdicional da administração pública  



6 - Q882077 ( Prova: CESPE - 2018 - TCM-BA - Auditor  Estadual  de  Controle  Externo  / Direito Administrativo / Controle da administração pública;  Tribunais de Contas;  )

O controle exercido pelo TCU



7 - Q882095 ( Prova: CESPE - 2018 - TCM-BA - Auditor Estadual de Infraestrutura / Direito Administrativo / Controle da administração pública;  Conceito e Classificação;  )

Um sistema de controle interno eficaz reduz, a níveis aceitáveis, o risco de não se atingir o objetivo de uma entidade e pode estar relacionado a uma, a duas ou a todas as três categorias de objetivos. Nesse contexto, a determinação de que os componentes e princípios relacionados continuem a existir na operação e na condução do sistema de controle interno para atingir objetivos especificados refere-se



8 - Q882103 ( Prova: CESPE - 2018 - TCM-BA - Auditor Estadual de Infraestrutura / Direito Administrativo / Controle da administração pública;  Controle administrativo, judicial e legislativo;  )

O controle externo da atividade financeira da administração pública compreende as funções de fiscalização financeira propriamente dita, de consulta, de informação, de julgamento, corretivas, de ouvidor e sancionatórias. No que se refere ao controle externo pelo Poder Judiciário, assinale a opção correta.



9 - Q878298 ( Prova: FGV - 2018 - TJ-AL - Técnico Judiciário - Área Judiciária / Direito Administrativo / Controle da administração pública;  Controle administrativo, judicial e legislativo;  )

O controle da administração pública pode ser conceituado como o conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por meio dos quais se exerce o poder de fiscalização e de revisão da atividade administrativa em qualquer das esferas de poder.


Nesse contexto, de acordo com a doutrina e o texto constitucional, o Poder:



10 - Q878600 ( Prova: FUNRIO - 2018 - CGE-RO - Assistente de Controle Interno / Direito Administrativo / Controle da administração pública;  Controle administrativo, judicial e legislativo;  )

Avalie se as finalidades do Sistema de Controle Interno definidas na Constituição Federal incluem:


I. Avaliar o cumprimento das metas previstas no orçamento anual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União, definidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

II. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

III. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

IV. Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.


Estão corretas:




GABARITOS:

Somente os colaboradores contribuintes podem visualizar os gabaritos.

Invista nessa Ideia
Para ter acesso ilimitado invista nessa ideia! Torne-se um Colaborador Contribuinte agora mesmo!


Questões de  Concursos
Você está limitado a imprimir apenas uma página contendo 10 questões.
Invista nessa Ideia
Para ter acesso ilimitado invista nessa ideia! Torne-se um Colaborador Contribuinte agora mesmo!