Questões de Concursos


1 - Q886458 ( Prova: FCC - 2018 - ALESE - Analista Legislativo - Administração / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Administração Pública patrimonialista;  )

O modelo patrimonialista de administração pública



2 - Q881170 ( Prova: CS-UFG - 2018 - UFG - Assistente em Administração / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  O novo gerencialismo público ou nova gestão pública;  )

No processo de evolução da administração pública brasileira, a Constituição de 1988 provocou mudanças quanto à administração e aos servidores públicos. Uma delas está relacionada



3 - Q882215 ( Prova: FUNDATEC - 2018 - AL-RS - Analista Legislativo - Administrador / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Administração Pública gerencial;  )

Após a concepção do Consenso de Washington, ficou claro que a administração pública teria que passar por uma profunda transformação, tornando-se uma administração menos burocrática e mais gerencial. O movimento gerencialista pode ser entendido a partir de três grandes abordagens. Sobre isso, analise as assertivas a seguir:

I. O New Public Management (Nova Gestão Pública) é um movimento de orientação americano, disseminado em vários países por meio do livro de Ted Gaebler e David Osborne, “Reinventando o governo”, preconizando a adoção de políticas de gestão que levam à concretização de um “governo empreendedor”.
II. O New Public Administration (Nova Administração Pública) possui orientação mais liberal, nos moldes adotados pela Inglaterra durante o governo da Primeira Ministra Margareth Thatcher, em 1979, foi detalhada por Ferlie et al. (1997), que apresentaram as ideias, críticas e pressupostos teóricos do gerencialismo aplicado aos serviços públicos britânicos.
III. Managerialism é uma vertente de tradição inglesa que gerou, na reforma do setor público da Inglaterra, três visões diferentes das abordagens gerencialistas: o modelo gerencial puro, o consumeirism e o public servisse orientation.
IV. O Public Service Orientation tem como uma de suas ideias-chave a conjugação entre a accountability e o binômio justiça/equidade.

Quais estão INCORRETAS? 



4 - Q884278 ( Prova: FUNDATEC - 2018 - AL-RS - Analista Legislativo - Contador / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Administração Pública patrimonialista;  )

Assinale a alternativa que indica o modelo de administração pública em que a não distinção entre os bens públicos e privados aparece como sendo característica marcante.



5 - Q880451 ( Prova: COMPERVE - 2018 - SESAP-RN - Administrador / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Administração Pública gerencial;  )

O modelo gerencial da administração pública preconiza a adoção de indicadores para monitorar e avaliar as ações das organizações e das políticas públicas. Analise as afirmações a seguir relativas a esses indicadores.


I A taxa de mortalidade da população por hipertensão é um exemplo de indicador de efetividade.

II O volume de recursos utilizados na prevenção da hipertensão e o número de pessoas atendidas são exemplos de indicador de eficácia.

III O comparativo entre o percentual do número de metas cumpridas e o total de metas previamente estabelecidas é um exemplo de indicador de eficiência.

IV O número de profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) por habitante é um exemplo de indicador de eficácia .


Das afirmações, estão corretas



6 - Q874998 ( Prova: CESPE - 2018 - SEFAZ-RS - Auditor do Estado - Bloco I / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Administração Pública patrimonialista;  )

A partir da Constituição da República de 1988, o federalismo passou a ser a forma de Estado adotada no Brasil. No federalismo,



7 - Q878602 ( Prova: FUNRIO - 2018 - CGE-RO - Assistente de Controle Interno / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Administração Pública patrimonialista;  )

O modelo de Administração Pública no qual o Estado é uma extensão do poder soberano, e o interesse público e o privado são confundidos, sem diferenciação entre os bens do governante e os bens públicos, é conhecido como: 



8 - Q878603 ( Prova: FUNRIO - 2018 - CGE-RO - Assistente de Controle Interno / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Administração Pública burocrática;  )

A visão de que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção no serviço público é por meio do controle rígido dos processos e procedimentos, conceitualmente se aplica para a Administração de acordo com o modelo:  



9 - Q878604 ( Prova: FUNRIO - 2018 - CGE-RO - Assistente de Controle Interno / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Administração Pública gerencial;  )

Constitui uma característica do modelo de administração gerencial:



10 - Q878606 ( Prova: FUNRIO - 2018 - CGE-RO - Assistente de Controle Interno / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Administração Pública burocrática;  )

Avalie se o processo administrativo burocrático apresenta as características básicas a seguir indicadas:


I. Atribuições de funcionários fixadas oficialmente por regras ou disposições administrativas.

II. Hierarquia e funções integradas em um sistema de mando, de tal modo que, em todos os níveis, haja uma supervisão dos inferiores pelos superiores.

III. Atividades administrativas se manifestam e se baseiam em documentos escritos.

IV. As funções pressupõem aprendizado profissional, com treinamento especializado.


Estão corretas:




GABARITOS:

Somente os colaboradores contribuintes podem visualizar os gabaritos.

Invista nessa Ideia
Para ter acesso ilimitado invista nessa ideia! Torne-se um Colaborador Contribuinte agora mesmo!


Questões de  Concursos
Você está limitado a imprimir apenas uma página contendo 10 questões.
Invista nessa Ideia
Para ter acesso ilimitado invista nessa ideia! Torne-se um Colaborador Contribuinte agora mesmo!