Questões de Concursos


1 - Q525555 ( Prova: FCC - 2015 - TCE-CE - Técnico de Controle Externo-Administração / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Administração Pública gerencial;  )

A Administração pública gerencial emergiu na segunda metade do século passado como estratégia para tornar a gestão pública mais eficiente. A Administração pública gerencial



2 - Q525556 ( Prova: FCC - 2015 - TCE-CE - Técnico de Controle Externo-Administração / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Administração Pública burocrática;  )

Considere:


A redução dos trâmites necessários para exportações e importações entrou no rol das reformas que o Ministério da Fazenda está desenvolvendo para elevar a competitividade do Brasil e aumentar o crescimento da economia. 

Uma pesquisa mostra que o exportador precisa preencher o CNPJ em 17 documentos diferentes e a nomenclatura da mercadoria deve ser registrada em 13 papéis oficiais. Ao todo, há 27 órgãos que tratam de exportações e boa parte deles tem exigências semelhantes, o que faz com que o empresário tenha que repetir procedimentos para fazer uma única transação. Isso gera custo elevado para as companhias exportadoras. 

Estudo feito pelo professor Lucas Ferraz a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que, se o tempo necessário para apresentar documentos cair dos 13 dias atuais para 8 dias, a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) pode chegar a 1,19%, o que equivaleria a US$ 23,8 bilhões, em 2016. 

                                                               (BASILE, Juliano. Para estimular crescimento, Fazenda quer menos
                                                                               burocracia na exportação.
Valor Econômico, 23/04/2015) 


Com base no fragmento de texto acima e na literatura sobre Administração burocrática, considere as afirmações a seguir:

I. O fornecimento de informações precisas e detalhadas, inclusive para mais de um órgão, garante o controle dos procedimentos e o cumprimento das regras e legislações, gerando a segurança necessária para aumentar a competitividade dos exportadores e importadores brasileiros.

II. O excesso de procedimentos constitui obstáculo à eficiência da economia brasileira.

III. O excesso de trâmites, uma das disfunções do modelo burocrático, aumenta os custos, reduzindo a competitividade do setor de exportação brasileiro.


Está correto o que se afirma em 




3 - Q476160 ( Prova: FCC - 2015 - SEFAZ-PI - Analista do Tesouro Estadual - Conhecimentos Gerais / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  )

Entre as características do modelo de gestão administrativa patrimonialista pode ser apontado, em uma análise crítica,



4 - Q441113 ( Prova: FGV - 2014 - TJ-GO - Analista Judiciário - Apoio Judiciário e Administrativo / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  )

O modelo burocrático weberiano é um modelo organizacional que desfrutou notável disseminação nas administrações públicas durante o século XX em todo o mundo. O modelo burocrático é atribuído a Max Weber, porque o sociólogo alemão analisou e sintetizou suas principais características (Secchi, 2009, p. 350). Ao tratar do modelo burocrático weberiano, é possível afirmar que ele:



5 - Q381803 ( Prova: CESPE - 2014 - TJ-CE - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  )

Com relação aos modelos de gestão pública patrimonialista, burocrático e gerencial, assinale a opção correta.



6 - Q380059 ( Prova: ESAF - 2014 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 01 / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  )

Considerando-se os modelos teóricos de administração pública: patrimonialista, burocrático e gerencial, é correto afrmar que:



7 - Q357149 ( Prova: ESAF - 2014 - MTur - Analista Técnico - Administrativo / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Histórico, Reformas e Evolução da Administração Pública no Brasil;  A reforma burocrática e a criação do Dasp ;  )

A respeito da evolução da Administração Pública no Brasil, analise as a? rmativas abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

Ao final assinale a opção que contenha a sequência correta

( ) A hipertrofia do Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP no contexto do estado, extrapolando a função de órgão central de administração e assumindo características de agência central de governo, confirma a disfuncionalidade do modelo que possuía um caráter hermético, um sistema insulado pautado linearmente nos inputs do regime de Vargas sob boa carga discricionária.

( ) A modernização daspeana representou a reversão total da índole patrimonialista tipicamente lusitana.

( ) O período compreendido entre 1945 e 1964 representa o desdobramento das estruturas institucionais do estado tendo como pano de fundo do panorama político o retorno da democracia. O sistema administrativo estatal esteve, neste período, aberto às influências da política representativa, desinteressada na extensão dos esforços modernizantes em relação às variáveis estruturais essenciais da administração e, complementarmente, interessada quer em negociar os resultados das instâncias mais modernas, quer em lucrar com a paralisia das mais atrasadas.



8 - Q416371 ( Prova: FCC - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Analista Judiciário - Área Administrativa / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Administração Pública gerencial;  )

É característica da Administração Pública Gerencial



9 - Q336516 ( Prova: FCC - 2013 - TRT - 18ª Região (GO) - Analista Judiciário - Área Administrativa / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Burocracia, Sistemas Sociais e Tipos de Dominação (Max Weber);  )

O modelo burocrático de Max Weber é um modelo organizacional disseminado nas administrações durante o século XX em todo o mundo. O modelo burocrático é atribuído a Max Weber porque o sociólogo alemão analisou e sintetizou suas principais características. NÃO corresponde a essas características o que está expresso em



10 - Q309599 ( Prova: ESAF - 2013 - MF - Analista de Finanças e Controle - Conhecimentos Gerais - Todos os Cargos / Administração Pública / Modelos teóricos de Administração Pública;  Histórico, Reformas e Evolução da Administração Pública no Brasil;  A reforma burocrática e a criação do Dasp ;  )

A respeito do processo evolutivo da Administração Pública brasileira, incluindo as reformas administrativas, seus princípios, objetivos e resultados, analise as assertivas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) No plano organizacional das estruturas internas às suas unidades administrativas e de produção, a burocracia brasileira foi sempre centralista e uniformizadora, desde a sua configuração moderna estabelecida no final dos anos trinta.

( ) A fragmentação da Administração Pública brasileira foi reflexo do poder local exercido outrora por representantes da economia agrária.

( ) O DASP foi criado na década de trinta com diversas funções à exceção da colaboração e controle do orçamento.

( ) O estilo da reforma administrativa da década de trinta foi, ao mesmo tempo, prescritivo e coercitivo.




GABARITOS:

Somente os colaboradores contribuintes podem visualizar os gabaritos.

Invista nessa Ideia
Para ter acesso ilimitado invista nessa ideia! Torne-se um Colaborador Contribuinte agora mesmo!


Questões de  Concursos
Você está limitado a imprimir apenas uma página contendo 10 questões.
Invista nessa Ideia
Para ter acesso ilimitado invista nessa ideia! Torne-se um Colaborador Contribuinte agora mesmo!