Questões de Concursos


1 - Q35141 ( Prova: CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Recenseador / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

O cuidado com o planeta em que vivemos vem recebendo mais atenção, nas últimas décadas, devido ao ritmo de degradação do ambiente natural. Um exemplo dessa atenção foi a assinatura do Protocolo de Kyoto, por vários países, com o objetivo de preservar a Terra. O Protocolo de Kyoto tem como tema principal a(o)



2 - Q10858 ( Prova: CESGRANRIO - 2008 - BNDES - Técnico de Arquivo / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  O cotidiano brasileiro na economia, na política, nas ciências e nas artes;  )

Imagem 018.jpg

A análise das duas posições permite concluir, corretamente, que a(s)



3 - Q10860 ( Prova: CESGRANRIO - 2008 - BNDES - Técnico de Arquivo / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

Imagem 019.jpg

O aquecimento global é um problema que coloca governos e sociedades diante de opções estratégicas quanto ao futuro sustentável do planeta. O Protocolo de Kyoto representa um esforço na busca de solução para esse problema. Entretanto, um importante Estado, que se recusava a participar do Protocolo, assinou, recentemente, o Instrumento de Ratificação, o que o tornará participante efetivo desse Protocolo, a partir de março de 2008. Identifique esse Estado.



4 - Q28096 ( Prova: FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE - 2007 - BNB - Analista Bancário / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

Acreditar que a natureza é inesgotável constitui erro ainda hoje muito difundido. Essa crença constitui a base da justificativa daqueles que a exploram de forma predatória. Para manter o equilíbrio, porém, entre Homem e Natureza não é necessário:



5 - Q35084 ( Prova: CESGRANRIO - 2006 - IBGE - Recenseador / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

Imagem 018.jpg
De acordo com estudos atuais, há grande probabilidade de esse tipo de bloqueio ser causado pela(o):



6 - Q35085 ( Prova: CESGRANRIO - 2006 - IBGE - Recenseador / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  Aspectos econômicos, políticos e Sociais;  )

Com relação à atual crise energética atravessada pela sociedade brasileira, são feitas as afirmativas abaixo.

I - Avançam as pesquisas e a exploração de fontes alternativas, tais como o biodiesel e a energia eólica.

II - Expande-se a produção de energia hidrelétrica, através da construção de novas usinas e ampliação de antigas unidades.

III - Discutem-se projetos de lei para exigir da indústria de eletrodomésticos a fabricação de produtos de menor consumo energético.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):



7 - Q35087 ( Prova: CESGRANRIO - 2006 - IBGE - Recenseador / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

Com referência à conservação do meio ambiente no Brasil e às dificuldades enfrentadas neste sentido, é correto apontar como um dos maiores problemas a(o):



8 - Q35090 ( Prova: CESGRANRIO - 2006 - IBGE - Recenseador / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

Imagem 021.jpg
Com base nos dados do quadro e considerando que o consumo de produtos que necessitam de muita água para sua produção é alto no mundo, que solução é possível propor para a questão da água, no médio e longo prazo?



9 - Q11713 ( Prova: CESPE - 2005 - TRE-GO - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

Foi há poucas décadas que o mundo acordou para as questões globais do meio ambiente. Demorou bastante, desde que começou a Revolução Industrial, para que se entendesse que o progresso a qualquer custo deveria ser questionado. Afinal, não é mais possível garantir moradia, bens e alimentos de uma crescente população mundial à custa da derrubada indiscriminada das florestas e do aumento da poluição do ar. Sabe-se, hoje, que o meio ambiente global não conhece fronteiras, sendo um sistema complexo e dinâmico. Na tentativa de encaminhar soluções para os graves problemas ambientais que afetam a todos, passaram a ser negociados políticas e acordos internacionais, dos quais um dos mais importantes é o Protocolo de Kyoto.

Com o auxílio do texto e considerando a magnitude da questão ambiental no mundo contemporâneo, assinale a opção incorreta.



10 - Q3112 ( Prova: ESAF - 2004 - MRE - Assistente de Chancelaria - Prova 2 / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

A expressão desenvolvimento sustentável torna- se cada vez mais conhecida e tem por meta encontrar alternativas para melhorar as condições de vida das populações sem que, para isso, o meio ambiente seja destruído. Assinale a opção que, de maneira simples e objetiva, traduz adequadamente esse conceito.




GABARITOS:

Somente os colaboradores contribuintes podem visualizar os gabaritos.

Invista nessa Ideia
Para ter acesso ilimitado invista nessa ideia! Torne-se um Colaborador Contribuinte agora mesmo!


Questões de  Concursos
Você está limitado a imprimir apenas uma página contendo 10 questões.
Invista nessa Ideia
Para ter acesso ilimitado invista nessa ideia! Torne-se um Colaborador Contribuinte agora mesmo!