Questões de Concursos


1 - Q688767 ( Prova: CESGRANRIO - 2016 - IBGE - Agente de Pesquisas por Telefone / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

Se você vive em uma cidade, é provável que o ar que respira não esteja dentro dos padrões considerados saudáveis. Um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde aponta que 80% da população urbana mundial estão expostos a poluentes em quantidade superior aos limites recomendados. No Brasil, das 45 cidades estudadas, 40 têm poluentes no ar em níveis maiores que os recomendados. A cidade brasileira com maiores níveis de poluição atmosférica é Santa Gertrudes, a cerca de 170 quilômetros da capital paulista. Segundo a prefeitura de Santa Gertrudes, a principal fonte de poluição no município vem da indústria de cerâmica, precisamente no transporte de material.

MATSUURA, S.; BAIMA, C. Poluição fatal. O Globo. Sociedade, 13 maio 2016. Adaptado.

Esse problema ambiental provoca um dano direto à vida cotidiana dos cidadãos, que é a(o)



2 - Q688768 ( Prova: CESGRANRIO - 2016 - IBGE - Agente de Pesquisas por Telefone / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

Maior vitrine do aquecimento global, o Ártico viu uma elevação recorde de seus termômetros nos últimos meses. A temperatura do ar na região entre outubro de 2014 e setembro de 2015 foi de 1,3 graus Celsius acima da média desde 1900, quando começaram os registros. As consequências climáticas, políticas e econômicas atraem países distantes do gelo. O Brasil participou este ano pela primeira vez de uma reunião da ONG Artic Circle, financiada pelo governo da Islândia.

GRANDELLE, R. Ártico tem derretimento recorde. O Globo, Sociedade, 16 dez. 2015.

Tendo em vista as consequências mencionadas, a principal recomendação para o governo do Brasil, em relação ao Ártico, consiste em



3 - Q688777 ( Prova: CESGRANRIO - 2016 - IBGE - Agente de Pesquisas por Telefone / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

As fontes de energia são extremamente importantes para o desenvolvimento de um país. Além disso, a qualidade e o nível de capacidade das fontes de energia de um determinado local são indicativos para apontar o grau de desenvolvimento da região. Países com maiores rendas geralmente dispõem de maior poder de consumo energético.

No Brasil não é diferente: à medida que o país foi se modernizando, o setor energético brasileiro foi se desenvolvendo. As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e energia nuclear. 

Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografi a/
fontes-energia-brasil.htm>. Acesso em: 11 maio 2016. Adaptado.

Sobre, especificamente, as fontes renováveis no Brasil, há uma associação adequada entre os seguintes elementos:



4 - Q698288 ( Prova: FGV - 2016 - COMPESA - Analista de Gestão - Administrador de Banco de Dados / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

MAIS DE 40 MIL PEIXES SÃO SOLTOS NO RIO SÃO FRANCISCO EM AÇÃO EDUCATIVA
“Alunos de Petrolina (PE) participaram de peixamento educativo inserindo no rio São Francisco cerca de 40 mil alevinos de espécies nativas. Essa ação educativa foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). A campanha acontece pelo quarto ano consecutivo, sempre em 3 de junho, o Dia Nacional de Defesa ao Velho Chico.”
(Adaptado de g1.globo.com/pe/petrolina-regiao)

Com base no trecho citado, analise as afirmativas a seguir sobre o impacto das ações de responsabilidade socioambiental.
I. As espécies introduzidas para repovoar o rio têm importância ecológica e econômica, pois fazem parte da cadeia alimentar natural, além de servir como fonte de renda para os pescadores da região.
II. O peixamento é uma oportunidade de educar as crianças e de conscientizar os pais sobre a importância de preservar o rio São Francisco.
III. O objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade para os problemas de poluição, degradação e assoreamento do maior rio que nasce e deságua em território nacional.
Está correto o que se afirma em: 



5 - Q682710 ( Prova: CS-UFG - 2016 - Prefeitura de Goiânia - GO - PE II - Português / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

Leia o gráfico a seguir.

Brasil – Variação da oferta interna de energia (%) – 2013/2012 

               

A leitura e interpretação do gráfico permite inferir que:



6 - Q665621 ( Prova: CS-UFG - 2016 - Prefeitura de Goiânia - GO - Agente de Apoio Educacional / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

A matriz energética do Brasil é considerada uma das mais limpas entre as grandes economias do mundo. Esse fato ocorre porque ela é formada preponderantemente pela geração de energia de fontes 



7 - Q665623 ( Prova: CS-UFG - 2016 - Prefeitura de Goiânia - GO - Agente de Apoio Educacional / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

“Coleta seletiva” é uma expressão que ficou conhecida recentemente em função da necessidade de destinação adequada do lixo que é produzido na sociedade. Esse processo envolve, necessariamente, a separação do lixo de acordo com o 



8 - Q665630 ( Prova: CS-UFG - 2016 - Prefeitura de Goiânia - GO - Agente de Apoio Educacional / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

O Cerrado é o maior bioma presente no território goiano. Além de sua importância ecológica, a área desse bioma é estratégica para o fornecimento de águas a algumas das principais bacias hidrográficas brasileiras, como a bacia do rio 



9 - Q666239 ( Prova: EDUCA - 2016 - Prefeitura de Maturéia - PB - Analista Ambiental / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  )

Desenvolvimento sustentável é o grande desafio do século XXI e todos podem colaborar para que possamos atingir este importante objetivo. Para que o ser humano consiga estabelecer o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a manutenção do meio ambiente é preciso tomar algumas providências como, EXCETO: 



10 - Q663192 ( Prova: EDUCA - 2016 - Prefeitura de Maturéia - PB - Agente Administrativo / Conhecimentos Gerais / Meio ambiente e sociedade: questões atuais, aspectos nacionais e globais;  Consciência Ambiental;  )

O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade.

Existem alguns motivos que provocam ou intensificam a ocorrência do desmatamento, entre os quais, podemos mencionar, EXCETO:




GABARITOS:

Somente os colaboradores contribuintes podem visualizar os gabaritos.

Invista nessa Ideia
Para ter acesso ilimitado invista nessa ideia! Torne-se um Colaborador Contribuinte agora mesmo!


Questões de  Concursos
Você está limitado a imprimir apenas uma página contendo 10 questões.
Invista nessa Ideia
Para ter acesso ilimitado invista nessa ideia! Torne-se um Colaborador Contribuinte agora mesmo!