O Melhor site de questões do Brasil!

Questões da Fundação Cesgranrio

Aumentar letra Diminuir letra

Palavra-chave:
questões com comentários do professor novo!
ImprimirImprimir página | Exibindo 1 de 5 de 12837 no total.
Questões por página:
1 Q363776   Imprimir
Prova: CESGRANRIO - 2013 - IBGE - Tecnologista - Programação Visual
Disciplina: Não definido

A interação de polaridades extremas está no cerne de toda experiência visual, tanto na natureza, quanto no design. Essas duplas opostas são:

• As forças do conteúdo: a mensagem em si e o significado e aquelas relacionadas à forma - o design, o meio e a ordenação.

• A reciprocidade entre articulador e receptor.

Em ambos os casos, a mensagem é :

  • a) emitida pelo articulador e modificada pelo criador.
  • b) emitida pelo criador e modificada pelo observador.
  • c) decodificada pelo criador e alterada pelo observador.
  • d) decodificada pelo criador e modificada pelo receptor.
  • e) reforçada pelo articulador e articulada pelo receptor



2 Q363777   Imprimir
Prova: CESGRANRIO - 2013 - IBGE - Tecnologista - Programação Visual
Disciplina: Não definido

O mundo em que vivemos é dimensional, e a linha é nossa ferramenta primordial para representar o que nos cerca. A técnica desenvolvida no Renascimento para produzir efeitos visuais de profundidade e elementos tridimensionais em superfícies bidimensionais é a perspectiva. Apesar dessa técnica, a linha não criará por si só uma ilusão convincente da realidade.

Para tanto, a linha precisa :

  • a) definir uma épura.
  • b) traçar uma linha de terra
  • c) criar uma paleta cromática.
  • d) recorrer à graduação tonal.
  • e) estabelecer dois pontos de fuga.



3 Q363778   Imprimir
Prova: CESGRANRIO - 2013 - IBGE - Tecnologista - Programação Visual
Disciplina: Não definido

A ergonomia cognitiva nas interfaces de programas de design gráfico tornou-se uma das principais contribuições do que se convencionou chamar de revolução digital. A facilitação do trabalho e a concepção do conceito de sistema amigável (user-friendly software) popularizaram tais programas a ponto de causarem uma reestruturação nos ambientes profissionais ligados às áreas gráficas.

Uma das características desses softwares encontra-se em:

  • a) abundância de ícones operacionais reforçados pela redundância presente nos menus, nas barras de ferramentas e nos atalhos de teclado.
  • b) linguagem lacônica e clara, que reduz a quantidade de ruídos e problemas de comunicação entre homem e máquina a quase zero.
  • c) pictogramas e símbolos que, além de comunicar, embelezam a tela do computador, tornando o trabalho uma experiência prazerosa.
  • d) diversos tipos de famílias tipográficas facilmente acessíveis que auxiliam na hora de compor um texto e variar fontes.
  • e) periféricos ergonômicos, como mouse, teclado ou caneta digitalizadora, que permitem que o designer dobre o tempo de trabalho sem desconforto.



4 Q363779   Imprimir
Prova: CESGRANRIO - 2013 - IBGE - Tecnologista - Programação Visual
Disciplina: Não definido

O contraste, dentro dos processos de articulação e identificação visuais, é uma força definidora para a construção de um todo coeso, estabelecendo diferenças que definem opostos, tais como claro e escuro, quente e frio ou brilhante e fosco.

Além disso, o contraste é

  • a) o que permite identificar fronteiras entre diferentes áreas e, assim, simplificar a comunicação.
  • b) um meio de tornar mais intenso o significado e, logo, simplificar a comunicação.
  • c) um dos mais acurados métodos para perceber limites tonais e, assim, simplificar a comunicação
  • d) uma técnica que permite classificar diferentes superfícies e, logo, simplificar a percepção.
  • e) uma ferramenta para definir a profundidade e a tridimensionalidade dos objetos e, assim, simplificar a percepção.



5 Q363780   Imprimir
Prova: CESGRANRIO - 2013 - IBGE - Tecnologista - Programação Visual
Disciplina: Não definido

O instrumento tipográfico, seja um computador ou uma régua de composição, funciona como um tear. O tipógrafo procura tecer o texto de maneira homogênea; por isso, os bons tipos devem ser desenhados em uma textura vivaz e equalizada, pois descuidos com letras, linhas e palavras podem rasgar o tecido.

Há quatro fatores necessários para alcançar essa homogeneidade, que são a(o) .

  • a) cor da página, o espaçamento das letras, o das palavras e o das linhas
  • b) legibilidade do tipo, o corpo das letras, o tamanho das palavras e o das linhas
  • c) conceito do tipo, a mancha tipográfica, o espaçamento das letras e o das linhas
  • d) desenho do tipo, o espaçamento das letras, o das pa- lavras e o das linhas
  • e) projeto gráfico, o espaçamento das letras, o das palavras e o das entrelinhas



Imprimir

Copyright © 2007-2014 Questões de Concursos. Todos os direitos reservados.