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1 Q441112   Imprimir
Prova: FGV - 2014 - TJ-GO - Analista Judiciário - Apoio Judiciário e Administrativo

Alguns acadêmicos consideram a Governança Pública (GP) uma consequência do movimento da Administração Pública Gerencial (Secchi, 2009, p. 359). Dentre as características teóricas da GP está:

  • a) a verticalidade das relações entre atores públicos e privados na elaboração de políticas públicas;
  • b) a influência de diversos atores na construção das políticas públicas;
  • c) a maior hierarquia na solução de problemas públicos e sociais;
  • d) a diminuição dos mecanismos participativos de deliberação na esfera pública;
  • e) a valorização de critérios técnicos nos processos de decisão.



2 Q441113   Imprimir
Prova: FGV - 2014 - TJ-GO - Analista Judiciário - Apoio Judiciário e Administrativo

O modelo burocrático weberiano é um modelo organizacional que desfrutou notável disseminação nas administrações públicas durante o século XX em todo o mundo. O modelo burocrático é atribuído a Max Weber, porque o sociólogo alemão analisou e sintetizou suas principais características (Secchi, 2009, p. 350). Ao tratar do modelo burocrático weberiano, é possível afirmar que ele:

  • a) apoia-se na autoridade carismática como fonte de poder dentro das organizações;
  • b) valoriza remunerações diferenciadas para empregados que desempenham tarefas semelhantes;
  • c) utiliza a separação entre planejamento e execução das atividades no contexto organizacional;
  • d) volta seu foco às necessidades dos cidadãos para construção das políticas públicas;
  • e) alcança alto grau de personalismo e clientelismo devido às suas características teóricas.



3 Q441117   Imprimir
Prova: FGV - 2014 - TJ-GO - Analista Judiciário - Apoio Judiciário e Administrativo

“A governança, enquanto um novo modelo de gestão pública, requer a concepção de estruturas e processos próprios, que se diferenciam, se é que isto é possível, de concepções tradicionais da gestão pública. A rede de governança modifica substancialmente as relações de poder entre o Estado e a sociedade” (Peci et al, 2008, p. 52). Assim, novos modelos de gestão da governança devem:

  • a) utilizar diagnósticos locais que levem em consideração a estruturação e a força de outros atores;
  • b) ser elaborados verticalmente pelos representantes da administração pública federal;
  • c) estimular a centralização e a padronização de diagnósticos;
  • d) contar com menor participação do setor privado e maior participação do terceiro setor;
  • e) contar com maior participação do setor privado e menor participação do terceiro setor.



4 Q441118   Imprimir
Prova: FGV - 2014 - TJ-GO - Analista Judiciário - Apoio Judiciário e Administrativo

No cotidiano de instituições e organizações, como as escolas, há sempre modos informais de accountability, mas são os sistemas formais que têm vindo a ganhar importância. Um sistema formal de accountability consiste em mensurar e codificar padrões de resultados e prever determinadas consequências quando se atingem ou não esses resultados. Por isso, a informação é crescentemente quantitativa e os métodos de mensuração são estandardizados. Esta maior formalização tem relações evidentes com a disseminação de uma nova gestão pública na qual a definição prévia de objetivos e a sua mensuração e quantificação são aspectos centrais (Afonso, 2009, p. 18). Entretanto, se pensarmos nas políticas públicas para a educação brasileira, existirão sérias dificuldades para a construção de um sistema completo e justo de accountability em seu bojo se:

  • a) a prestação de contas incluir todos os elementos que impactam o cotidiano escolar;
  • b) a avaliação incluir dados provenientes de testes adaptados para cada contexto;
  • c) os indicadores de desempenho forem construídos de maneira participativa;
  • d) a responsabilização estiver ligada a uma avaliação cuidadosa e participativa;
  • e) a qualidade incluir resultados quantificáveis sem englobar as demais variáveis que nela influem.



5 Q441119   Imprimir
Prova: FGV - 2014 - TJ-GO - Analista Judiciário - Apoio Judiciário e Administrativo

Uma das ideias partilhadas por alguns autores sobre o movimento de reforma administrativa é que estamos perante um fenômeno que resulta do processo de globalização e que haverá um processo de convergência dos vários sistemas administrativos (Osborne e Gaebler, 1993). Essa perspectiva fatalista assume que há soluções que podem ser aplicadas em qualquer país e que estas conduzirão ao aparecimento de sistemas que tenderão a partilhar características idênticas. Entretanto, a ideia de que a reforma da gestão pública é uma tendência global e uma inevitabilidade NÃO adere à realidade, já que:

  • a) os países escandinavos adotaram com rapidez e integralidade as prescrições do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional;
  • b) as ideias da Nova Gestão Pública possuem caráter neutro;
  • c) as mudanças trazidas pela Nova Gestão Pública incluem expansão das estatizações;
  • d) os governos de vários países fazem uma abordagem seletiva das medidas que consideram úteis para sua administração pública;
  • e) a globalização é irreversível e tem trazido melhorias na qualidade de vida de grande parte das populações.



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