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Questões de Administração Pública

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1 Q476160   Imprimir
Prova: FCC - 2015 - SEFAZ-PI - Analista do Tesouro Estadual - Conhecimentos Gerais

Entre as características do modelo de gestão administrativa patrimonialista pode ser apontado, em uma análise crítica,

  • a) a ausência de carreiras administrativas, bem assim de clara distinção entre patrimônio público e privado.
  • b) o excesso de verticalização e padronização dos procedimentos.
  • c) a estrutura hierárquica inflexível, afastando a meritocracia e propiciando o abuso de poder pela autoridade central.
  • d) o apego exagerado às regras, privilegiando a forma em detrimento do interesse do cidadão.
  • e) a excessiva ênfase no conceito de supremacia do interesse público sobre o privado, colocando o administrado a serviço do Estado e não o contrário.



2 Q476161   Imprimir
Prova: FCC - 2015 - SEFAZ-PI - Analista do Tesouro Estadual - Conhecimentos Gerais

Governança, na Administração pública, pode ser entendida como

  • a) o poder de governar decorrente da legitimidade democrática, relacionado com a capacidade de assegurar condições sistêmicas e institucionais para que a organização cumpra sua função
  • b) o braço instrumental da governabilidade, envolvendo o modo como o Governo se organiza para atender às necessidades da população.
  • c) a conjugação de políticas públicas voltadas ao combate de práticas ilícitas, tais como corrupção, nepotismo e favorecimentos pessoais.
  • d) um conjunto de medidas para assegurar a sinergia entre as diversas instâncias de poder, em especial legislativo e executivo, a fim de implementar as políticas públicas voltadas ao atendimento às necessidades do cidadão.
  • e) um sistema que se aplica exclusivamente às entidade privadas que integram a Administração pública, relativo à forma como estas são administradas, objetivando a geração e preservação de valor.



3 Q476162   Imprimir
Prova: FCC - 2015 - SEFAZ-PI - Analista do Tesouro Estadual - Conhecimentos Gerais

É consenso que a atuação da Administração pública deve estar pautada pela busca do atendimento das necessidades e das expectativas da sociedade pelos serviços prestados. Quando o impacto final das ações da Administração atinge tal escopo, é correto dizer que seu desempenho corresponde ao grau de

  • a) eficácia
  • b) eficiência.
  • c) efetividade.
  • d) economicidade.
  • e) accountability.



4 Q476163   Imprimir
Prova: FCC - 2015 - SEFAZ-PI - Analista do Tesouro Estadual - Conhecimentos Gerais

A crise enfrentada pelo Estado nos anos 1980, decorrente tanto das constrições fiscais como das distorções que a Administração havia experimentado nas décadas anteriores, inspirou a apresentação, sob o comando do então Ministro Bresser Pereira, do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, que contempla, entre suas diretrizes, a

  • a) institucionalização, que considera que a reforma independeria de alterações do marco constitucional e legal, sendo levada a efeito a partir de uma mudança cultural.
  • b) desestatização, que compreende a privatização e a terceirização de atividades do denominado núcleo estratégico.
  • c) publicização, baseada na transferência para organizações públicas não estatais de atividades não exclusivas de Estado.
  • d) introdução do conceito de propriedade pública não estatal, aplicável aos setores voltados à produção para o mercado.
  • e) transferência para a União das ações de caráter regional, reservando aos Estados as de caráter meramente local.



5 Q476164   Imprimir
Prova: FCC - 2015 - SEFAZ-PI - Analista do Tesouro Estadual - Conhecimentos Gerais

Considere as afirmações abaixo:

I. Ação catalizadora, promovendo a atuação conjunta dos setores público, privado e voluntário.

II. Atuação competitiva, introduzindo a competição na prestação de serviços com a finalidade de aumentar a eficiência.

III. Atribuição de responsabilidades aos cidadãos, que são chamados a participar da fiscalização/controle dos serviços públicos.

Aplica-se o conceito de governo empreendedor o que consta em

  • a) I e II, apenas.
  • b) I, apenas.
  • c) II, apenas.
  • d) I, II e III.
  • e) II e III, apenas.



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