O Melhor site de questões do Brasil!

Questões sobre Avaliação da aprendizagem

Aumentar letra Diminuir letra

Palavra-chave:
questões com comentários do professor novo!
Novo site do QC
ImprimirImprimir página | Exibindo 1 de 5 de 12 no total.
Questões por página:
1 Q223845   Imprimir    Questão fácil

O índice de acertos para essa questão está na faixa de 61% a 80%.
Prova: CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário - Pedagogia
Disciplina: Pedagogia | Assuntos: Avaliação da aprendizagem

Imagem 019.jpg
Imagem 020.jpg

A argumentação do espelho mágico demonstra que a avaliação se constitui em

  • a) um produto que gera objetividade dos fatos e aspectos a serem analisados que levam a julgamentos.
  • b) uma quantificação objetiva de critérios que independem dos contextos sócio-cultural ou social.
  • c) um processo que envolve formulação de critérios que devem ser definidos a posteriori, subjetividade e tomadas de decisão.
  • d) uma análise objetivada por instrumentos que devem considerar aspectos somente quantificáveis e externos.



2 Q223849   Imprimir    Questão fácil

O índice de acertos para essa questão está na faixa de 61% a 80%.
Prova: CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário - Pedagogia
Disciplina: Pedagogia | Assuntos: Avaliação da aprendizagem

A forma como o ensino é concebido, o entendimento do que é aprender, do que é ensinar, do papel da escola está intimamente relacionado com a forma de avaliar. Portanto, uma mudança na avaliação dos processos de aprendizagem numa perspectiva da construção do conhecimento, exige que o professor tenha as seguintes concepções, EXCETO aquela na qual

  • a) o sujeito que aprende é concebido como um ser crítico, criativo e participativo, com autonomia e capacidade de tomar decisões.
  • b) o ensino privilegia a participação, o diálogo, a autonomia, a reflexão tanto por parte dos professores quanto dos alunos.
  • c) a avaliação é analisada à parte do processo de aprendizagem e de ensino, para posteriormente proporcionar tomada de decisões e diferentes aprendizagens.
  • d) o erro é visto como propiciador de aprendizagens e as dúvidas dos alunos altamente significativas e reveladoras de um envolvimento e exercício intelectuais.



3 Q223860   Imprimir    Questão difícil

O índice de acertos para essa questão está na faixa de 21% a 40%.
Prova: CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário - Pedagogia
Disciplina: Pedagogia | Assuntos: Avaliação da aprendizagem

Para Cipriano Carlos Luckesi (2000), a avaliação é um ato amoroso e dialógico que envolve sujeitos e, como tal, a primeira fase do processo de avaliação começa com

  • a) o acolhimento do sujeito avaliado.
  • b) a qualificação dos conhecimentos prévios.
  • c) o julgamento das aprendizagens avaliadas.
  • d) o diagnóstico do perfil do sujeito.



4 Q212523   Imprimir    Questão média

O índice de acertos para essa questão está na faixa de 41% a 60%.
Prova: CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG - Professor - Língua Portuguesa
Disciplina: Pedagogia | Assuntos: Avaliação da aprendizagem

A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico, incluindo outras ações que implicam na própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. Sendo parte de um processo maior, a avaliação pode ser formativa ou somativa. Considerando o enunciado, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) A avaliação formativa é utilizada para uma apreciação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.

( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico, no sentido de acompanhamento do desenvolvimento e reorientação da aprendizagem do aluno.

( ) Tanto a avaliação somativa quanto a formativa, podem levar a processos de exclusão e classificação na dependência das concepções que norteiam o processo educativo.

( ) A avaliação formativa é aquela em que o professor deve estar atento aos processos e às aprendizagens dos seus alunos.

A sequência está correta em:

  • a) V, F, V, F
  • b) F, F, V, V
  • c) V, V, F, F
  • d) F, V, F, V
  • e) V, F, F, V



5 Q212524   Imprimir    Questão fácil

O índice de acertos para essa questão está na faixa de 61% a 80%.
Prova: CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG - Professor - Língua Portuguesa
Disciplina: Pedagogia | Assuntos: Avaliação da aprendizagem

Segundo Luckesi, para que uma avaliação cumpra sua função diagnóstica, deve ser executada com um certo rigor técnico, o que implica algumas exigências. Para serem adequados, estes instrumentos devem, EXCETO:

  • a) Medir resultados de aprendizagem claramente definidos e com harmonia com os objetivos institucionais.
  • b) Ser construídos tão fidedignos quanto possível e, em consequência, ser interpretados com cautela.
  • c) Ser utilizados para melhorar a aprendizagem do aluno e do sistema de ensino.
  • d) Ser destinados exclusivamente a uma atribuição de notas e conceitos aos alunos, visando classificar o educando num certo estágio de desenvolvimento.
  • e) Ser planejados para se ajustar aos usos particulares a serem feitos dos resultados.



Imprimir

Copyright © 2007-2014 Questões de Concursos. Todos os direitos reservados.