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1 Q453120   Imprimir
Prova: CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - Administrador(a) Júnior
Disciplina: Gestão de Pessoas

As empresas lidam diariamente com diversas pessoas: empregados, clientes, fornecedores e diversos atores que, de alguma forma, mantêm contato com a empresa. Alguns desses atores têm maior interação com a empresa, como é o caso dos empregados. Em algumas ocasiões esse relacionamento passa por situações difíceis que interferem no desempenho do empregado, o que afeta também o desempenho da organização.

Quando algum dos empregados passa por situações que afetam seu desempenho, o gestor deve

  • a) agir com defensividade e resistência, porque problemas pessoais não podem afetar o desempenho profissional.
  • b) procurar as razões pessoais dos problemas que estão interferindo no desempenho do empregado e atuar diretamente para eliminá-los
  • c) ser tolerante com o empregado e tratá-lo de forma diferenciada, porque todos, em algum momento, também passarão por problemas.
  • d) fazer o empregado identificar o problema e, juntos, desenvolverem um plano de ação para corrigi-lo
  • e) permitir que o empregado solucione os problemas no tempo que achar adequado, sem pressioná-lo e sem estabelecer prazo para isso.



2 Q453121   Imprimir
Prova: CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - Administrador(a) Júnior
Disciplina: Gestão de Pessoas

Um gestor de uma grande empresa atua em uma área em que existem muitos funcionários e muitas atividades diferentes que se integram para a produção do produto final. Na organização das atividades a serem realizadas com o objetivo de conseguir um bom desempenho para a sua área e manter um fluxo de comunicação e de produção eficientes, este gestor formará várias equipes que se integram.

Para conseguir formar boas equipes e atingir os seus objetivos, o gestor deverá considerar que cada equipe

  • a) deverá ser monodisciplinar, porque isto trará uma diversidade de conhecimentos, possibilitando a integração das diferentes equipes.
  • b) será constituída livremente pelos funcionários, e cada um escolherá em qual equipe deseja trabalhar.
  • c) precisará ter sinergia, e seus membros integrarão seus conhecimentos e suas habilidades, para atingir os propósitos organizacionais.
  • d) possibilitará que cada membro, individualmente, estabeleça seus objetivos e metas, gerando, assim, o comprometimento de toda a equipe.
  • e) compartilhará a visão da organização, que se reflete nos objetivos e valores pessoais na busca pelos resultados individualizados.



3 Q453122   Imprimir
Prova: CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - Administrador(a) Júnior
Disciplina: Gestão de Pessoas

Um diretor de uma empresa que atua por projetos tem encontrado algumas dificuldades no relacionamento com suas equipes. Para resolver o problema e conseguir que os projetos sob sua responsabilidade fossem realizados dentro do tempo acordado e com a qualidade necessária, que é um dos diferenciais de sua empresa, contratou um consultor.

O diagnóstico do consultor é que lhe falta liderança, fato identificado nas entrevistas realizadas com os seus funcionários. O diretor indagou, então, do consultor, quais seriam os tipos de liderança e as principais características de cada um deles, para que ele pudesse adequar-se ao estilo que considerasse mais apropriado ao seu perfil e ao seu trabalho.

No estilo de liderança

  • a) democrática, as diretrizes, as formas de execução e as tarefas de cada um são debatidas e decididas pelo grupo, com o apoio e estímulo do líder.
  • b) autocrática, as formas de execução e as tarefas de cada um são decididas exclusivamente pelo grupo, sem a participação do líder.
  • c) liberal, o líder fixa as diretrizes, as formas de execução das tarefas e as atribuições de cada um no grupo.
  • d) participativa, o indivíduo está ligado ao líder como um meio de satisfazer suas necessidades ou de proteger seus interesses.
  • e) carismática, o líder informa sobre as decisões tomadas relativas às diretrizes estabelecidas e escuta atentamente as opiniões do grupo.



4 Q453123   Imprimir
Prova: CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - Administrador(a) Júnior
Disciplina: Gestão de Pessoas

Uma empresa do setor hospitalar está estruturando um sistema de avaliação de desempenho para que possa estimular os empregados e providenciar as ações necessárias de acordo com as evidências obtidas através da avaliação.

Para que um sistema de avaliação de desempenho contribua positivamente para a melhoria do desempenho organizacional, é necessário que

  • a) a avaliação seja realizada pelo departamento de recursos humanos, que é o responsável pela admissão e demissão dos empregados.
  • b) o método utilizado seja o de autoavaliação, que possibilita a avaliação de 180º na organização.
  • c) o formulário utilizado seja informatizado, para que possibilite a divulgação dos resultados na organização através da intranet.
  • d) os resultados da avaliação sejam utilizados para a demissão de empregados com desempenho abaixo do esperado
  • e) um trabalho de conscientização na organização seja realizado, pois a implantação desse processo requer técnica, treinamento e preparação.



5 Q453124   Imprimir
Prova: CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - Administrador(a) Júnior
Disciplina: Gestão de Pessoas

O mundo organizacional, apesar de utilizar vários recursos materiais para a conquista de maior competitividade no mercado, depende, em grande parte, das pessoas, para atingir suas metas e cumprir sua missão. Com essa constatação, as organizações passaram a se ocupar mais com o desenvolvimento de seus empregados, buscando maior eficiência, produtividade e competitividade. A própria nomenclatura acompanhou a mudança: com uma concepção fundamentada em uma visão mais complexa, passou-se de recursos humanos para parceria.

Na visão de parceria, os empregados de uma empresa passam a

  • a) investir seu tempo, sua dedicação, sua responsabilidade e seu comprometimento, na organização, com expectativa de retornos profissionais e pessoais
  • b) dedicar seu tempo às atividades da empresa, melhorando seu desempenho isoladamente, na expectativa de recompensas monetárias.
  • c) aumentar seu grau de especialização nas atividades que executam em seus cargos, com a expectativa de se manterem na empresa.
  • d) ter maior dependência da chefia direta, que é a responsável pela definição do seu desenvolvimento dentro da organização.
  • e) ter suas atividades determinadas por normas e regras que devem ser seguidas indiscriminadamente.



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