O Melhor site de questões do Brasil!

Questões de Educação Física

Aumentar letra Diminuir letra

Palavra-chave:
questões com comentários do professor novo!
Novo site do QC
ImprimirImprimir página | Exibindo 1 de 5 de 324 no total.
Questões por página:
1 Q454968   Imprimir
Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Educação Física
Disciplina: Educação Física

O modelo desenvolvimentista tem sua fundamentação nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, sugerindo aspectos para a estrutura das aulas a partir da progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento não só fisiológico, motor e cognitivo, mas também afetivo e social do aluno. Sobre esta tendência pedagógica, analise as afirmativas a seguir.

I. Os autores desta abordagem defendem o movimento como o principal meio e fim da Educação Física.
II. A função da Educação Física não é auxiliar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático ou a alfabetização, embora isso possa ocorrer como subproduto da prática motora.
III. A proposta não é buscar, na Educação Física, solução para todos os problemas sociais do país, com discursos genéricos que não dão conta da realidade.

Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.



2 Q454969   Imprimir
Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Educação Física
Disciplina: Educação Física

Considerando uma partida com regras oficiais de basquete, assinale a afirmativa correta.

  • a) Uma “bola ao alto” é decretada sempre que a bola fica presa entre a tabela e o aro.
  • b) Uma “cesta contra” só é considerada válida se for acidental.
  • c) É infração a bola tocar qualquer parte do membro inferior do jogador.
  • d) O jogador não pode se deslocar se estiver de posse da bola.
  • e) Desde que usando as mãos, a bola pode ser passada em qualquer direção, sem restrições.



3 Q454970   Imprimir
Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Educação Física
Disciplina: Educação Física

“O desenvolvimento da capacidade de jogo realiza-se com base num processo contínuo relacionado com três tipos de conteúdos que devem ser tratados de forma paralela: (1) as capacidades táticas básicas, principalmente entre os 6-10 anos; (2) os jogos para desenvolver a inteligência tática, a partir dos 8 anos; (3) as estruturas funcionais, a partir da faixa dos 8-10 anos.”
(Tavares et al. Perceber, Conhecer, Decidir e Agir nos Jogos Desportivos Coletivos. In: Tani et al.  Pedagogia do Desporto, 2006)

Sobre as estruturas funcionais, assinale a afirmativa incorreta.

  • a) Objetivam apresentar o jogo na forma como ele é jogado na ausência de supervisão de adultos.
  • b) Apresentam situações com igualdade, superioridade ou inferioridade numérica.
  • c) Devem ser oferecidas modificações no espaço e complexidade do jogo, entre outras.
  • d) Modificações de habilidades técnicas só devem ser inseridas após os 12 anos de idade.
  • e) Priorizam-se o método de “deixar jogar” e de “aprender fazendo”.



4 Q454971   Imprimir
Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Educação Física
Disciplina: Educação Física

“Por meio das danças e das brincadeiras, os alunos poderão conhecer as qualidades dos movimentos expressivos.”
(Darido & Rangel. Educação Física na Escola – Implicações para a prática pedagógica, 2005).

Das opções a seguir, assinale a que não é uma qualidade dos movimentos expressivos.

  • a) Velocidade.
  • b) Tempo.
  • c) Energia.
  • d) Espaço.
  • e) Forma.



5 Q454972   Imprimir
Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Educação Física
Disciplina: Educação Física

As lutas fazem parte da história da humanidade. Apesar de seu caráter eminentemente físico e de sua estreita ligação com todos os aspectos da história da sociedade humana, este conteúdo tem sido subestimado no contexto da Educação Física escolar. Entretanto, assim como em outras modalidades da cultura do movimento, é possível trabalhar as três dimensões dos conteúdos através das lutas.

Com base nisso, identifique a dimensão que está sendo trabalhada em cada situação.

1. Atitudinal
2. Conceitual
3. Procedimental

( ) Para que servem as técnicas de queda?
( ) Aplicar o golpe sem a intenção de “ferir” o oponente, com segurança.
( ) Vivenciar golpes básicos de diferentes tipos de luta.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • a) 1 – 2 – 3
  • b) 3 – 2 – 1
  • c) 2 – 1 – 3
  • d) 2 – 3 – 1
  • e) 1 – 3 – 2



Imprimir

Copyright © 2007-2015 Questões de Concursos. Todos os direitos reservados.