O Melhor site de questões do Brasil!

Questões de Educação Física

Aumentar letra Diminuir letra

Palavra-chave:
questões com comentários do professor novo!
ImprimirImprimir página | Exibindo 1 de 5 de 181 no total.
Questões por página:
1 Q262532   Imprimir
Prova: FCC - 2012 - TJ-PE - Analista Judiciário - Educação Física
Disciplina: Educação Física

O termo educação física compreende vários entendimentos que denotam um amplo espectro de suas implicações para a sociedade. Assim, num sentido amplo a educação física pode ser entendida como

  • a) uma profissão que promove atividades físicas e esportivas para população de forma geral; um campo de investigação científica sobre atividades físicas; uma dimensão da educação, a física, ao lado de outras como a intelectual, a social e a moral; um componente curricular na escolarização nos níveis básico, médio e superior.
  • b) uma ocupação que auxilia profissionais na promoção de atividades físicas e esportivas; um curso de formação de árbitros de esportes individuais e coletivos; uma técnica corporal específica para academias; um esporte de cunho apenas educacional.
  • c) uma ação profissional restrita à escola de ensino fundamental; um curso de formação de árbitros de ginástica artística (olímpica); um campo de desenvolvimento de materiais esportivos; uma atividade extracurricular voltada para escolinhas de esporte escolar.
  • d) um conjunto de atividades físicas voltadas para o tempo livre; um programa de educação mental baseada no físico; a sistematização dos esportes coletivos e individuais; um componente do condicionamento físico para crianças e adultos; uma orientação para o trabalho manual.
  • e) uma profissão de nível secundário voltada para auxiliares de técnicas de massagem corporal; um conjunto de exercícios físicos e ginásticos; uma dimensão do lazer; um curso de especialização para coordenadores de clubes esportivos.



2 Q262533   Imprimir
Prova: FCC - 2012 - TJ-PE - Analista Judiciário - Educação Física
Disciplina: Educação Física

O Sistema CONFEF/CREFs desempenha papel essencial na constituição da ação profissional tendo poder, delegado pela União, para normatizar,

  • a) programar as atividades próprias de educação física e das pessoas jurídicas, cuja finalidade básica seja a prestação de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares.
  • b) orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades de profissionais da saúde que, de uma forma geral, atuam na prestação de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares.
  • c) orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de educação física e das pessoas jurídicas, cuja finalidade básica seja a prestação de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares.
  • d) orientar, organizar e avaliar o desenvolvimento e a implantação de programas de esporte educacional em nível federal, estadual e municipal, buscando sensibilizar os jovens para participarem de atividades de lazer e elevar o número de talentos esportivos para o esporte nacional.
  • e) orientar, desenvolver, disciplinar, implementar e fiscalizar o desenvolvimento de políticas públicas de estado relativas à atividade física e saúde buscando integrar esses profissionais em torno de perspectivas multidisciplinares no atendimento da saúde da família.



3 Q262534   Imprimir
Prova: FCC - 2012 - TJ-PE - Analista Judiciário - Educação Física
Disciplina: Educação Física

A fundamentação teórica da educação física, de forma ampla, estabeleceu-se principalmente a partir de

  • a) teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano que dão importância à educação do movimento e por meio dele, teorias de fisiologia geral e aplicada ao exercício que orientam a prescrição de atividades físicas e treinamento desportivo e as teorias sociais críticas que orientam a definição de significados e funções da prática de educação física.
  • b) teorias exclusivamente do treinamento esportivo que visam a especialização desportiva generalizada e teoria da administração com vistas à estruturação de serviços nas áreas da atividade física.
  • c) princípios mecânicos do movimento corporal no desenvolvimento de calçados esportivos, princípios psicológicos para desenvolvimento da autoestima e princípios da biologia molecular no que concerne ao funcionamento dos genes.
  • d) princípios de gestão econômica de instituição de serviços nas áreas de atividades físicas, desportivas e similares.
  • e) teorias de antropologia física na identificação de estereótipos típicos na prática de atividade física e esportiva.



4 Q262535   Imprimir
Prova: FCC - 2012 - TJ-PE - Analista Judiciário - Educação Física
Disciplina: Educação Física

A educação física no dia a dia se vê diante de dois conceitos: atividade física e exercício físico que podem ser definidos, respectivamente, como

  • a) ações que não envolvem o intelecto e despertam o interesse por trabalhos no campo das ciências exatas; atividades de ginástica, especialmente aquelas orientadas por um personal trainer.
  • b) execução voluntária de movimentos corporais que redundem em gasto energético acima do nível basal; realização de uma série planejada de movimentos corporais com o intuito de melhorar o rendimento físico.
  • c) movimentos involuntários tais como reflexos e instintos corporais; atividades físicas desde que individuais.
  • d) ativações neuromusculares dos membros superiores e inferiores; ações que não envolvem o intelecto.
  • e) execução expontânea com o intuito de melhorar o rendimento físico e a performance motora; execução voluntária de movimentos corporais que redundem em gasto energético acima do nível basal.



5 Q262536   Imprimir
Prova: FCC - 2012 - TJ-PE - Analista Judiciário - Educação Física
Disciplina: Educação Física

A educação física é uma profissão que repercute em vários setores da sociedade pelo fato de estabelecer relações estreitas com a saúde, a educação e o lazer. Essas relações se estabelecem, principalmente, porque a educação física na saúde

  • a) age no diagnóstico de doenças crônico-degenerativas, na educação atua na seleção, montagem e treinamento das equipes esportivas escolares, e no lazer por organizar e implementar corridas de rua.
  • b) age na cura de doenças crônico-degenerativas, na educação atua de forma preponderante ao controlar e disciplinar o corpo das crianças, e no lazer por sua capacidade de organizar acampamentos esportivos.
  • c) atua no tratamento de lesões de origem esportiva e laboral, na educação atua na organização de competições esportivas escolares e no lazer por atuar na administração de espaços de prática de atividade física.
  • d) auxilia o médico na rotina ambulatorial com pacientes de diferentes idades, na educação atua na organização e implementação das festividades cívicas nacionais na escola, e no lazer por atuar e implementar a organização de festas populares.
  • e) age no cuidado da pessoa no âmbito da atenção primária, na educação participa efetivamente da escolarização formal como um dos componentes curriculares, no lazer por seu papel na atribuição de sentidos a práticas corporais na reflexão sobre o tempo livre.



Imprimir

Copyright © 2007-2014 Questões de Concursos. Todos os direitos reservados.