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1 Q465432   Imprimir
Prova: FUNCAB - 2014 - SEE-AC - Professor de Ciência Humanas
Disciplina: História

“Os antigos combatentes do mesmo regimento se reúnemperiodicamente emjantares onde evocamas lembranças da guerra, essas histórias de homens. Muitos são os que ficaram alquebrados por esses anos de horror, incapazes de se readaptar a uma vida civil que, alguns anos depois, sofrerá o abalo da Grande Depressão. Para uma unidade que descia de Verdun, bastava ametade dos caminhões que tinham sido necessários para a ida. É a lembrança indelével que entretém as insônias e alimenta os pesadelos. E logo fica claro que esta não foi a última guerra. Em 1923, há o golpe de Munique.”

(VINCENT, Gérard. Guerras ditas, Guerras silenciadas e o enigma identitário in: História da Vida Privada São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p.187.)

O golpe de Munique, também conhecido como Putsch da Cervejaria, está inserido no contexto do período entre Guerras e das consequências da Primeira Guerra Mundial. O referido golpe está associado à:

  • a) ascensão de Hitler e do Nazismo
  • b) grande marcha de MaoTsé-tung.
  • c) guerra civil espanhola.
  • d) marcha sobre Roma deMussolini.
  • e) morte de Franz Ferdinand



2 Q465433   Imprimir
Prova: FUNCAB - 2014 - SEE-AC - Professor de Ciência Humanas
Disciplina: História

Leia os textos e responda.

“Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
Ainda guardo renitente
um velho cravo para mim.

Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
n’algum canto de jardim.”

“Embora ocorressem esmagadoramente no Terceiro Mundo, as revoluções da década de 1970 formaram um conjunto geográfica e politicamente mal distribuído.

Começaram, muito surpreendentemente, na Europa, com a derrubada, em abril de 1974, do regime português, do mais longevo sistema direitista do continente.”

(HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos São Paulo: Companhia das Letras 2010, p. 436.)

A Música de Chico Buarque de Holanda e o texto de Hobsbawm estão relacionados ao fato histórico:

  • a) ascensão do regime salazarista
  • b) crise do Timor Leste.
  • c) fim do regime do Apartheid.
  • d) revolução Bolchevique.
  • e) revolução dos Cravos



3 Q465434   Imprimir
Prova: FUNCAB - 2014 - SEE-AC - Professor de Ciência Humanas
Disciplina: História

“Na casa do branco, o negro tomou gosto pela azeitona, pelos queijos e pelas linguiças. E passou a comer doces, o que não fazia na África. E os brancos, ainda que com muita relutância, foram-se rendendo aos quitutes ameríndios, africanos e mestiços – ao moquém de peixe, ao vatapá, ao amendoim torrado [...] cuscuz de milho e ao milho assado. Muitos deles adquiriramo gosto por estes pratos ainda crianças.”

(COSTA E SILVA, Alberto. População e Sociedade, 2014, in: Schwarrcz, Lilia Moritz (Direção). ,vol.1, Rio de Janeiro: Objetiva/Fundación Mapfre, 2014, p. 53.) História do Brasil Nação:1808-2010.

A diversificada gastronomia brasileira possibilita compreender a formação étnica e cultural do país, na medida emque assimilou outras influências étnicas e culturais no decorrer da sua história.

A partir do texto e da afirmação que o sucede, pode-se afirmar que o Brasil é uma nação:

  • a) mestiça com influência africana, indígena, europeia e da imigração oriental
  • b) mestiça compredominância da cultura africana.
  • c) na qual a imigração destruiu a mestiçagem e favoreceu a predominância do europeu
  • d) na qual a maciça presença africana no Brasil superou as influências europeias na cultura
  • e) predominantemente de etnia e cultura europeia, sem outras influências culturais.



4 Q465435   Imprimir
Prova: FUNCAB - 2014 - SEE-AC - Professor de Ciência Humanas
Disciplina: História

De acordo com as Orientações Curriculares da Secretaria de Estado de Educação e Esportes do Acre, o ensino de História tempor objetivo:

  • a) estimular a fixação de datas, nomes e fatos históricos indispensáveis à preparação para exames nacionais e concursos públicos, visando à formação profissional do aluno.
  • b) estimular os alunos a se tornarem agentes do processo histórico por eles vivenciado e, ao mesmo tempo, produtores de conhecimento histórico.
  • c) priorizar a preparação para o ENEM e para os vestibulares através da fixação de técnicas e conhecimentos essenciais.
  • d) reproduzir conhecimentos históricos, tomando o aluno como agente passivo e depositário do conhecimento.
  • e) reproduzir fatos históricos em ordem cronológica com especificidade na cultura contemporânea.



5 Q465436   Imprimir
Prova: FUNCAB - 2014 - SEE-AC - Professor de Ciência Humanas
Disciplina: História

Leia o texto.

“O texto final da Constituição de 1891 considerou eleitores ‘os cidadãos maiores de 21 anos’, que se alistassem na forma da lei. João Barbalho julgou que o fato de não ter sido aprovada qualquer das emendas dando direito de voto às mulheres importava na exclusão destas, em definitivo, do eleitorado.”

(BARBALHO, João.Constituição Federal brasileira Rio de Janeiro: Lytho-Typographia, 1902. p. 291).

Sobre o sufrágio feminino no Brasil é correto afirmar:

  • a) A conquista deste direito é anterior ao regime republicano e remonta à Constituição de 1824.
  • b) Desde 1891, as mulheres com formação acadêmica podiam votar e candidatar-se à Câmara dos Deputados
  • c) Foi definido pelo Código Eleitoral de 1932, que estabeleceu como eleitor o cidadão maior de 21 anos semdistinção de sexo.
  • d) Foi definido pelo Código Eleitoral de 1932 somente para as mulheres que possuíssem formação acadêmica.
  • e) O voto feminino foi oficializado pela Constituição do Estado Novo, mas seu exercício só foi possível em1946.



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