1. Comentado por Silvia há aproximadamente 1 ano.

    a) O Balanço Orçamentário evidencia as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
    Art. 102. O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

    b) As receitas orçamentárias realizadas são evidenciadas no Balanço Orçamentário e no Balanço Financeiro.
    Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias...
    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária...

    c) O montante dos restos a pagar inscritos no exercício integra a despesa realizada no Balanço Orçamentário. 
    Art. 103.
    Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária. 
    Da Contabilidade Orçamentária e Financeira
    Art. 90 A contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis.

    d) A função do Balanço Financeiro é evidenciar a despesa e a receita orçamentária, bem como pagamentos e recebimentos de natureza
    extraorçamentária, inclusive o recebimento de bens.  

    Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
    Da Contabilidade Patrimonial e Industrial
    Art. 94. Haverá registros analíticos de todos os bens de caráter permanente,

    e) A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações verificadas no patrimônio, inclusive as de natureza extraorçamentária.
    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício. 



  2. Comentado por EDSON FONSECA há aproximadamente 1 ano.

    C) O montante dos restos a pagar inscritos no exercício integra a despesa realizada no Balanço Orçamentário. (Correta)

    Prezado danilomfa,

    No Balanço Orçamentário, a despesa é considerada realizada a partir do seu Empenho. Então, se a despesa foi empenhada e não foi paga, ela irá para Restos a Pagar processados ou não processados, mas não dexará de integrar o montante de depesas realizadas do Balanço Orçamentário.




  3. Comentado por danilomfa há mais de 2 anos.

    Vamos analizar a uestão:
     
            "Art. 102. O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas." ou seja a Letra C está incorreta, pois no Balanço Orçamentário não traz mensão aos restos a pagar escritos e sim somente o resultado da realização orçamentária do ano.

            "Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

            Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária." ou seja a Letra D também está incorreta, pois não trata de bens patrimoniais.

            



  4. Comentado por rosana há mais de 3 anos.

    A banca cobrou a literalidade da lei 4.320.

    Art. 102 O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

    Portanto a letra A esta correta. 

     

     

    Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

    Note que no Art 103 nào há mençao do recebimento de Bens. Logo a alternativa D é a falsa



  5. Comentado por roberval há mais de 3 anos.

    Esta questão deveria ser anulada pelo seguinte motivo:

    A questão pede para marcar o ítem falso, pois bem. O ítem "A" diz: - ... evidenciará as RECEITAS e DESPESAS PREVISTAS..., e não é. O correto seria: - ...evidenciará a PREVISÃO DAS RECEITAS e FIXAÇÃO DAS DESPESAS em..., desse modo o ítem "A" também está falso.



  6. Comentado por Thiago Rangel há mais de 3 anos.

    D - Falso - o recebimento de bens não é evidenciado no balanço financeiro por não sem um item financeiro.



Ocultar