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Questões da prova FUNCAB - 2010 - SEE-AC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental

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1 Q198533   Imprimir    Questão fácil

O índice de acertos para essa questão está na faixa de 61% a 80%.
Prova: FUNCAB - 2010 - SEE-AC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental

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No texto 1, a frase final “É a vida.”, sintetiza a ideia do autor de que:

  • a) a língua portuguesa difere das demais pelo uso da mesóclise,motivo pelo qual deve ser evitado pelos falantes do português, principalmente pelos jornalistas.
  • b) devem ser evitados os usos de estrangeirismo no dia a dia dos falantes de uma língua, para que não se corra o risco de haver perda da identidade linguística.
  • c) o gerúndio precedido de verbos como estar, ir, vir, ficar, em locuções verbais é a marca distintiva da língua portuguesa, tornando-a mais complexa que as demais.
  • d) só é possível compreender a importância de uma língua, se esta for gramatical e discursivamente comparada a outras.
  • e) a língua é mutável, pois algumas estruturas linguísticas desaparecem, ou são substituídas por outras, pouco a pouco, através do tempo.



2 Q198534   Imprimir    Questão difícil

O índice de acertos para essa questão está na faixa de 21% a 40%.
Prova: FUNCAB - 2010 - SEE-AC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental

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A intertextualidade é um dos recursos usado por autores para mostrar a validade de seus argumentos, como acontece no texto 1. Nesse caso, a intertextualidade ocorre:

  • a) através da comparação de estruturas gramaticais da língua portuguesa com as de outras línguas.
  • b) com a citação de um gramático reconhecidamente conhecido pelos estudiosos da Língua Portuguesa.
  • c) quando o autor aponta a recomendação de jornais de ampla circulação para que se evite o uso da mesóclise nas reportagens.
  • d) na exemplificação dos diversos usos de verbos irregulares no futuro do subjuntivo, como dar, ver e vir.
  • e) nos diferentes usos de aspas para marcar os termos que mereceram destaque pelo autor em sua argumentação.



3 Q198535   Imprimir    Questão difícil

O índice de acertos para essa questão está na faixa de 21% a 40%.
Prova: FUNCAB - 2010 - SEE-AC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental

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No trecho , “A língua portuguesa , diferentemente de outros idiomas, recorre ao futuro do subjuntivo, que tem, em certos casos, formas verbais irregulares que atrapalham tanto falantes nativos como os aprendizes do idioma. Se o juiz der a autorização, procederemos à investigação. Se eles viremos estragos realizados pelas inundações, tomarão logo as devidas providências. Se eles vierem para dialogar e não brigar, poderemos chegar a um acordo.” (parágrafo 2), a sequência de períodos iniciados pela conjunção adverbial SE apresenta uma informação, que denota, em relação ao primeiro período, uma ideia de:

  • a) explicação.
  • b) comparação.
  • c) consequência.
  • d) exemplificação.
  • e) enumeração.



4 Q198536   Imprimir    Questão fácil

O índice de acertos para essa questão está na faixa de 61% a 80%.
Prova: FUNCAB - 2010 - SEE-AC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental

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“Um fenômeno também específico do português é a mesóclise, isto é, a intercalação de pronomes átonos nos verbos no futuro do presente ou no futuro do pretérito: “dir-se-á” e “calar-me-ia”. (parágrafo 4). Neste fragmento, o autor distingue a língua portuguesa das demais, discutindo a questão da colocação dos pronomes oblíquos átonos. A alternativa em que a colocação do pronome obl íquo destacado está em DESACORDOcomo padrão culto da língua é:

  • a) A maneira de falar não corresponde, necessariamente, com o que escreve-se na linguagem formal.
  • b) “Apiedar-se de alguém é forma nobre de dizer amém.” é uma citação que mostra ser o falante conhecedor da língua culta?
  • c) Sobre os pronomes: não posso usá-los corretamente em todas as situações? Por quê?
  • d) É importante que se recomende mais ênfase ao português formal do que ao coloquial nas séries mais adiantadas.
  • e) Em se tratando do estudo dos pronomes, é melhor mostrar ao aluno a diferença entre o nível culto e o coloquial da língua.



5 Q198537   Imprimir    Questão difícil

O índice de acertos para essa questão está na faixa de 21% a 40%.
Prova: FUNCAB - 2010 - SEE-AC - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental

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Assinale a opção em que a conjunção, ou locução conjuntiva, estabelece a mesma relação semântica que a destacada no período: “Algumas construções desaparecem enquanto outras surgem.” (parágrafo 5).

  • a) Manteve-se calmo diante da situação, ainda que estives se internamente transtornado.
  • b) Mal começou a palestra, todos já se mostravam impacientes para as perguntas.
  • c) Os alunos o olharam de uma forma que o deixou intrigado.
  • d) Por mais árduo que seja, o trabalho do professor é sempre edificante.
  • e) Permitiria a consulta aos livros, contanto que percebesse o interesse dos alunos.



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