O Melhor site de questões do Brasil!

Questão de nº 301785

Aumentar letra Diminuir letra

Área do Conhecimento: Geografia | Disciplina: Geografia | Assuntos: Geografia Física;
1Q301785   Prova(s): TJ-SC - 2011 - TJ-SC - Técnico Judiciário - Auxiliar

A regionalização do espaço brasileiro, oficializado pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divide o país em cinco macrorregiões geoeconômicas: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na região Nordeste os espaços geográficos são muito diversificados. A natureza e a história dividiram o Nordeste em sub-regiões, áreas menores que possuem uma série de características comuns que diferem uma das outras.

De acordo com o mapa, todas as sub-regiões estão identificadas e caracterizadas corretamente, EXCETO:

                                                           Imagem 003.jpg

  • a) A letra “C” é a maior das sub-regiões do Nordeste, ocupada em sua maior parte pelo Polígono das Secas. Cortada pelo rio São Francisco onde se destacam dois projetos de desenvolvimento para a região. Um, polêmico, o de transposição das águas do São Francisco; outro, de sucesso, a fruticultura irrigada envolvendo os municípios de juazeiro, na Bahia e Petrolina, em Pernambuco.
  • b) A letra “D” é o Agreste, região de transição entre a Zona da Mata úmida e o Sertão semi-árido. Corresponde ao topo do planalto da Borborema. As áreas mais úmidas são conhecidas como “brejos”, onde se pratica uma policultura para abastecer as capitais litorâneas.
  • c) No Agreste da Paraíba se destaca a cidade de Campina Grande que por receber a instalação de diversas empresas do setor, se destaca como pólo tecnológico da região.
  • d) A letra “B” corresponde à Zona da Mata, primeira região brasileira a ser ocupada e povoada. Recebe esta denominação devido à ocorrência da Floresta Tropical Úmida ou Mata Atlântica que ainda recobre a maior parte da região.
  • e) A letra “A” corresponde ao Meio Norte, compreendendo os Estados de Maranhão e Piauí. É uma faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão. Das palmeiras que predominam nesta sub-região podem ser extraídas substâncias importantes para a economia da região.

Copyright © 2007-2014 Questões de Concursos. Todos os direitos reservados.