O Melhor site de questões do Brasil!

Questão de nº 95234

Aumentar letra Diminuir letra

Área do Conhecimento: Administração | Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Evolução dos modelos-paradigmas de gestão; Administração Burocrática e Administração Gerencial; Descentralização administrativa; Administração Pública;
1Q95234   Prova(s): FUNIVERSA - 2009 - SEPLAG-DF - Analista - Planejamento e OrçamentoFUNIVERSA - 2009 - SEPLAG-DF - Analista - Tecnologia da Informação

Acerca da evolução da administração pública no Brasil, assinale a alternativa incorreta
.

  • a) No Brasil, o modelo de administração burocrática emerge a partir dos anos 30 do século passado. Surge no quadro da aceleração da industrialização brasileira, em que o Estado assume papel decisivo, intervindo pesadamente no setor produtivo de bens e serviços.
  • b) Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), em 1936. Nos primórdios, a Administração Pública sofre a influência da teoria da administração científica de Taylor, tendendo à racionalização mediante a simplificação, padronização e aquisição racional de materiais, revisão de estruturas e aplicação de métodos na definição de procedimentos.
  • c) O regime militar fez um retrocesso nos avanços rumo à melhoria da descentralização na gestão com a publicação do Decreto-Lei n.º 200/67, que era francamente centralizador e reforçava os controles burocráticos.
  • d) O Governo JK avançou na tentativa de reformas administrativas, com a criação de comissões especiais, como a Comissão de Estudos e Projetos Administrativos, objetivando a realização de estudos para simplificação dos processos administrativos e reformas ministeriais, e a Comissão de Simplificação Burocrática, que visava à elaboração de projetos direcionados para reformas globais e descentralização de serviços.
  • e) No início dos anos 80, registrou-se uma nova tentativa de reformar a burocracia e orientá-la na direção da administração pública gerencial, com a criação do Ministério da Desburocratização e do Programa Nacional de Desburocratização (PrND), cujos objetivos eram a revitalização e agilização das organizações do Estado, a descentralização da autoridade, a melhoria e simplificação dos processos administrativos e a promoção da eficiência.

Copyright © 2007-2014 Questões de Concursos. Todos os direitos reservados.